Quem nunca sonhou em ter uma casa com jardim? Ter um recanto em meio a cidade para se refugiar no dia a dia, descansar aos finais de semana em um ambiente tranquilo e ter um cantinho a céu aberto para chamar de seu. Existem jardins bem arborizados, floridos e bem ligados à natureza. Outros são mais contemporâneos, com churrasqueira, sacada e piscina. Há também os que mesclam estilos e unem o melhor dos dois mundos. Para todos os estilos, existem alguns cuidados necessários na hora de escolher os móveis seu jardim. Afinal, os móveis fazem parte da decoração desde o Egito Antigo, e tem sua história marcada por povos, evoluções e grandes referências. Confira as dicas de como escolher o melhor mobiliário para a sua área externa e comece a planejar sua próxima compra.
A importância de ter móveis específicos para jardim
A área externa é sinônimo de sol, vento, chuva e outras condições climáticas. Isso significa que é preciso investir em um mobiliário de qualidade e mais durável, priorizando móveis de madeira, alumínio ou fibra. Não se esqueça de que a madeira é um dos materiais mais resistentes a intempéries, sendo utilizada para a fabricação de móveis há muitos séculos. Além disso, madeira nunca sai de moda e é versátil para compor inúmeros estilos de decoração - não apenas o rústico, como geralmente é oferecido.
Considere o espaço livre da área externa
Seu jardim possui muito ou pouco espaço? A distribuição de área livre é suave? É preciso ser realista e respeitar os espaços do ambiente. Para criar um ambiente agradável, considere o tamanho dos móveis e o espaço que sobrará para a movimentação das pessoas. Se o seu espaço for um pouco mais limitado, os bancos, banquetas e cadeiras serão os seus maiores aliados na hora de compor seu ambiente. Se há espaço sobrando, vale incluir poltronas com mesas de centro e até espreguiçadeiras.
O estilo de vida influencia nos seus móveis de jardim
Pode não parecer, mas seu estilo de vida influencia diretamente na escolha dos móveis da sua área externa. Se você gosta de receber os amigos, dar festas ou tem família grande, deve investir em muitos sofás, poltronas e cadeiras. Se é mais reservado, mas não abre mão de uma boa recepção, uma mesa pequena com cadeiras é excelente.
Funcionalidade é a melhor amiga da área externa
Apesar de muito desejada, a decoração não é o fator mais importante na hora de decorar sua área externa: a funcionalidade dos móveis também é fundamental. Não se esqueça de mesas (pequenas ou grandes), bares móveis e outras opções para apoiar copos, pratos, caixas de som e mais.
Não ignore os móveis especiais para piscina
Tem piscina em casa? Então preste atenção na hora de comprar os móveis que ficarão perto dela. Não apenas pela água, mas pelo cloro, que pode danificar materiais menos resistentes. Para as poltronas, não abra mão de almofadas e colchões com tecidos impermeáveis. Além de serem fáceis de limpar, são perfeitos para festas na piscina, chuva ou até mesmo bebidas derramadas. Para garantir o conforto e evitar o excesso de exposição ao sol no verão, vale investir em ombrelones para descansar na sombra.
As cores dos móveis merecem atenção
Na hora de escolher seus móveis ou almofadas para a área externa, escolha cores neutras. Estes tons que não absorvem calor, além de combinarem facilmente com inúmeros elementos na decoração. Cores muito escuras como preto e marrom, além de absorverem muito o calor, tendem a desbotar com o tempo devido às ações do tempo. Ao optar pela tonalidade neutra, você garante a durabilidade e o conforto dos seus móveis por muito mais tempo. Por isso uma dica para a decoração é incluir elementos coloridos, com flores, plantas e outros componentes que remetem ao tropicalismo.
A manutenção faz parte do jardim
Seu jardim está completo, decorado e como você sempre sonhou? Então não se esqueça da manutenção. Para madeira em móveis de áreas externas, use impermeabilizantes, que possuem um acabamento invisível e garantem a preservação do aspecto natural da madeira. Com a impregnação, ele impede que a água penetre no móvel e preserva o material por muito mais tempo. Vale ressaltar os móveis que contenham parafusos, dobradiças ou outras articulações metálicas, deve-se invistir também em um bom lubrificante desengripante.
Para a limpeza, basta uma escova macia, sabão neutro e água. Isso basta para remover sujeiras e gorduras dos seus móveis para jardim. Depois, basta retirar o sabão com um pano úmido.
Gostou das dicas? Que tal escolher os móveis ideais para a sua área externa agora mesmo? Monte o jardim dos seus sonhos! Clique aqui.