Quando pensamos ou estamos dentro de um processo de construção ou de reforma de uma residência, um dos itens indispensáveis tanto para a decoração quanto para obter o máximo de funcionalidade e de organização é o armário de cozinha colorido, amadeirado ou preto e branco. E sempre que pensamos neles, uma das dúvidas mais comuns que surgem no momento de decisão é a escolha da cor.
Confira o artigo completo do Blog da Construção e leve novas ideias. Tudo isso para que seus armários possam dar ao seu ambiente a união perfeita entre design, custo x benefício e praticidade e organização. E claro, saiba como a escolha da cor do seu armário é importante para a construção da harmonia do seu ambiente.
A escolha relacionada ao uso
Antes de pensar nas cores, é importante a definição de como sua casa irá comportar esse armário de cozinha. As opções são inúmeras: nichos, armários para torre quente de cozinha, armários baixos, acima da pia, estantes, cristaleiras e etc. Para essa definição, nada é mais importante do que levar em consideração qual será o uso dessa cozinha. Se ela será utilizada para reuniões em família, churrascos de finais de semana, ou se apenas irá ser utilizada para o seu dia a dia.
Tendo isso definido, que tal escolher a cor que mais lhe agrada e combiná-la da forma que melhor lhe agrade?
As cores ideais para o armário da sua cozinha
A partir do momento que já houve a definição de como serão os armários de cozinha, é possível começar a pensar na escolha das cores. É sempre importante lembrar que as cores estão diretamente ligadas à mensagem que você deseja passar através do seu ambiente. Ou seja, se você quer trazer um ambiente mais acolhedor, um ambiente mais clássico, uma cozinha mais clean ou até mesmo um ambiente mais ousado, mais extrovertido e mais moderno.
Ambientes mais acolhedores, normalmente estão ligados a tons mais neutros, incluindo tonalidades menos intensas de madeira. Já os ambientes mais clássicos, utilizam tonalidades mais intensas e escuras, como tons de cinza e texturas de madeira também mais escuras. Ambientes mais alegres, como você já imagina, utilizam cores mais vivas e podem, até mesmo, utilizar duas ou mais cores para sua construção.
Armário de cozinha branco ou de tons claros
A escolha de tons claros como o branco, cinza claro, bege e a cor que muitos conhecem como “gelo” é uma decisão segura, difícil de errar, e que combina com diversos tipos de ambiente. Essas cores trazem uma disposição mais neutra, mas ideal para pessoas que já possuem muitos elementos de cores variadas em sua cozinha ou para aqueles que realmente preferem uma ambientação menos chamativa, a fim de trazer uma harmonização mais introspectiva ou apenas mais clean.
Algo que está em tendência e que permite que sua cozinha transmita um ambiente não tão neutro, mas que ainda pode ser considerado clean, aconchegante e ao mesmo tempo moderno, é a opção da união entre duas cores claras, como: madeira clara + branco, tons claros de azul ou verde + branco, cinza + branco.
Armários de cozinha pretos ou de tonalidades escuras
As cores escuras também vêm sendo muito utilizadas nos últimos anos. Tonalidades intensas de cinza e até mesmo do preto entraram em tendência e podem ser encontradas facilmente em revistas e imóveis conceito. Essas cores trazem à cozinha um ambiente que é, ao mesmo tempo, acolhedor, intenso e luxuoso.
Armários de cozinha com cores vivas
Além das tonalidades escuras, as cores vivas também estão entrando cada vez mais no armário de cozinha dos brasileiros. Além de combinações entre si, que abordaremos no decorrer do artigo, o uso de apenas uma cor viva vem aparecendo cada vez mais como tendência. Este uso é ideal para quem quer trazer um ambiente leve e ao mesmo tempo alegre, suave, mas ao mesmo tempo descolado. Essas cores, da ambientação, permitem que sua cozinha não dependa de horas e horas de limpeza diária.
O uso de tonalidades de madeira
Outra opção para o armário de cozinha é a utilização de peças com tonalidades de madeira, que quando combinadas com outras cores presentes no cômodo fazem uma ambientação moderna. Normalmente, a utilização da madeira combina muito bem com cores neutras, ou puxadas para tons escuros, onde o preto é a cor mais comum, ou para o claro, onde o branco é a cor preferida.
A utilização de texturas que imitam madeiras escuras com o preto está muito em alta e é ideal para quem quer fazer uma ambientação de cozinha clássica e de alto padrão. Primeiramente, é preciso entender que nessas combinações, o preto acaba sendo mais utilizado fora dos armários, ou seja, na pia, nas paredes, ou até mesmo em partes da cozinha que acomodarão eletrodomésticos de embutir como fornos, microondas e geladeiras, o que permite que o ambiente seja, ao mesmo tempo, requintado e não fique sobrecarregado.
A combinação de cores
Se você deseja fazer um ambiente moderno e alegre, a utilização de duas ou mais cores vem sendo cada vez mais empregada. Isso só foi possível devido a evolução da tecnologia, que permitiu que mais cores fossem implementadas para a criação de lâminas de revestimento para móveis. Hoje, então, estamos vemos cada vez mais cores sendo implementadas em conjunto, além do uso de tonalidades vivas + cor neutra, como citamos nos itens anteriores, já que estas, em suma, se encaixam mais como uma forma de suavização do ambiente, para que a cor predominante não fique em excesso.
Enquanto a combinação de duas cores mais intensas tem a função de trazer contraste, alegria e ainda mais ousadia, claro que de forma dosada. As combinações que estão em tendência para 2022 são: azul + verde, vermelho + preto e até mesmo o bom e velho preto e branco que nunca deixou de ser moda para a cozinha.
A escolha entre o fosco e o brilhante
Junto com a escolha da cor, vem outra decisão importante e que faz total diferença para a ambientação do armário de cozinha. A escolha da textura do revestimento que pode ser fosca ou brilhante.
Os armários brilhantes são mais ousados, normalmente têm uma superfície espelhada, refletem as luzes do ambiente e consequentemente trazem mais luz à sua cozinha. Eles são excelentes opções para um ambiente mais extrovertido e são mais utilizados em ambientes ou casas que já possuem elementos mais modernos e criativos.
Os revestimentos foscos trazem um ar mais clássico, menos chamativo e ousado e são ideais para casas mais cleans ou que desejam ter uma ambientação mais introspectiva e aconchegante.
Se gostou dessas dicas, fique ligado no Blog da Loja da Construção e saiba tudo que pode elevar o nível da decoração da sua casa.