Neste artigo do Blog da Loja da Construção você vai conferir tudo sobre os chuveiros disponíveis no mercado, os tipos, os tipos de aquecimento, e considerar todos esses fatores antes de realizar a sua compra. Mas antes de partirmos para os elementos específicos de cada tipo de chuveiro, listamos alguns aspectos importantes que você deve considerar e saber antes de partir para a compra, são eles:

A pressão da água em sua residência

Se for possível, faça uma análise prévia e verifique a pressão da água em sua residência. Esse fator pode variar de acordo com a sua localização e de acordo com o tipo da sua casa, em edifício, normalmente a pressão da água costuma ser maior. Analisar essa pressão pode ser importante porque alguns chuveiros necessitam de uma pressão mínima para um bom funcionamento. A partir da análise, certifique-se de que o chuveiro escolhido seja compatível com a pressão disponível.

Voltagem do local da instalação

Verifique a voltagem elétrica disponível em sua casa, mas não se esqueça de verificar também o local exato onde o chuveiro será instalado. Os chuveiros elétricos geralmente estão disponíveis nas duas voltagens principais mais conhecidas: 110V e 220V. Escolha um chuveiro compatível com a sua rede elétrica.

Tipo de aquecimento

Existem chuveiros que possuem diferentes tipos de aquecimento no mercado. Os chuveiros elétricos aquecem a água através de uma resistência elétrica no interior do chuveiro. Os modelos de chuveiro a gás funcionam através de um sistema de aquecimento que, como o próprio nome já diz, é a gás, mas que normalmente vem até o banheiro através de um sistema que atende a toda a residência. Além desses dois, também existe o aquecimento solar, que realiza o aquecimento da água através do sol, produzindo calor através das placas  para aquecer a água. Então, veja qual chuveiro é mais adequado às suas necessidades e a infraestrutura que está disponível na sua casa.

Potência do chuveiro (para chuveiros elétricos)

Verifique a potência do chuveiro, que geralmente é medida em Watts. Chuveiros elétricos com maior potência tendem a aquecer a água mais rapidamente, mas também podem consumir mais energia elétrica. Considere suas preferências pessoais em relação à temperatura e a eficiência energética ao escolher a potência do chuveiro.

Marca e qualidade do chuveiro

No momento da escolha, opte por marcas conhecidas e confiáveis, elas geralmente trazem mais opções de modelos e oferecem produtos de melhor qualidade e de custo menor, além de mais durabilidade e uma assistência técnica mais ágil e que atende a muito mais regiões. Além da marca, não se esqueça de ler avaliações e opiniões de outros consumidores para saber a experiência com cada uma das marcas ou modelos.

Orçamento

Por último, defina o orçamento que cabe no seu bolso antes de começar a procurar o melhor chuveiro para você. Os preços são inúmeros e dependem do tipo de chuveiro e dos recursos adicionais nele presentes. Escolha um modelo de chuveiro que atende às suas necessidades e ao mesmo tempo que cabe dentro do seu orçamento.

Antes de partirmos para os modelos e tipos de chuveiro que estão disponíveis no mercado, não se esqueça de consultar um eletricista ou um profissional especializado para obter orientações caso você não tenha experiência com a instalação de chuveiros.

Os tipos de Chuveiro

Agora que você já sabe o que deve saber antes de escolher o seu modelo de chuveiro, vamos às características, vantagens e desvantagens dos tipos de chuveiro mais comumente utilizados pelos brasileiros.

Chuveiro elétrico

De longe, ele é o tipo mais comum e mais utilizado pelos brasileiros. Funciona aquecendo a água internamente por meio de uma resistência. 

Hoje, existem inúmeras opções de chuveiros elétricos no mercado, com diferentes opções de temperatura e de potência. Alguns modelos têm mais ou menos opções de regulagem de temperatura.

Dentre suas vantagens estão a sua fácil instalação e o seu ótimo custo x benefício, além de um funcionamento relativamente simples que permite que você mesmo realize a troca da resistência, caso necessário.

Entre as desvantagens está a não possibilidade de aquecimento caso falte energia.

Chuveiro elétrico

Chuveiro a gás

Como falamos no início do artigo, o aquecimento a gás utiliza um sistema de aquecimento a gás para que a água esteja quentinha para um bom banho. O gás oferece um aquecimento mais rápido e eficiente e não necessita de energia elétrica para o processo de aquecimento, mas requer uma instalação específica na sua residência.

Podemos entender como uma vantagem a sua não necessidade de energia elétrica e o seu aquecimento preciso. Além disso, ele permite uma economia significativa nos gastos com energia elétrica.

Por outro lado, ele acaba sendo uma opção não muito barata para um primeiro investimento.

Aquecimento a gás

Chuveiro híbrido

Os chuveiros híbridos são os modelos de chuveiro que combinam dois sistemas de aquecimento, normalmente elétrico e solar ou elétrico e a gás. Estes modelos utilizam a energia elétrica até um ponto do aquecimento, após isso, mantém o aquecimento através de outra fonte de aquecimento.

Como vantagens, ele também gera uma economia de energia e assim como os modelos elétricos, possuem uma instalação relativamente simples.

Porém, ele necessita de outro sistema para que seja possível funcionar de forma híbrida.

Chuveiro Hibrido

Chuveiro com pressurizador

Os chuveiros com pressurizador possuem um dispositivo em seu interior para que a pressão da água seja aumentada, proporcionando um banho mais revigorante e relaxante. Por isso, este modelo é ideal para locais onde a pressão da água é baixa por qualquer motivo que seja.

Estes modelos também tem instalação simples, e como vantagem, sem dúvida, temos a sua capacidade de trazer mais pressão para a água.

Mas, devido ao pressurizador, a economia de energia acaba não sendo o seu forte.

Chuveiro com pressurizador

As duchas

As duchas são excelentes opções para quem utiliza energia solar e são modelos muito bons para quem quer trazer um elemento de ambientação para a sua residência, além de também permitirem uma pressão de água interessante. 

Como benefícios, as duchas não necessitam de instalações elétricas e não gastam energia para funcionamento.

Por outro lado, se você quer aquecimento, vai precisar de outro tipo de instalação.

Chuveiro tipo Ducha

Se gostou do artigo do Blog da Loja da Construção, fique ligado em nosso Blog e em nossas redes sociais e não perca nada que irá levar a sua construção ou reforma para o próximo nível.