Quando estamos fazendo uma obra, precisamos tomar inúmeras decisões e, dentre elas, nos deparamos com escolhas difíceis, um desses momentos, com certeza, se passa quando estamos no momento de escolher o tipo de janela que iremos colocar em nosso projeto.
Então, para escolher a melhor janela para a sua casa, você deve primeiramente se atentar a alguns fatores que irão determinar qual é exatamente o padrão funcional que você precisa. Você pode dividir esses fatores basicamente em: estética, vedação térmica e vedação acústica. Tendo em mente quais são os pontos de maior necessidade, você pode partir para a escolha do melhor tipo de janela e de esquadria para sua residência.
As janelas de vidro
As janelas de vidro são itens coringa, ou seja, que se encaixam em diversos tipos de residência e podem servir tanto para locais onde é necessário ter certo isolamento térmico, quanto para locais onde o isolamento acústico não pode ser deixado de lado. Mas para isso, é necessário que essas janelas e, principalmente, suas esquadrias sejam de alguns modelos específicos.
O cuidado estético
Para locais onde o principal fator de escolha se dá apenas ao padrão estético, as janelas de vidro que se podem atender perfeitamente às expectativas são as janelas de blindex. O blindex nada mais é do que uma janela de correr, que é construída quase que completamente em vidro, possuindo apenas perfis normalmente feitos de metal para que as folhas de vidro corram, além de claro, suas fechaduras.
O cuidado térmico e acústico
Para ambientes onde a troca de calor entre o meio interno e o meio externo não pode acontecer de maneira rigorosa, ou em locais onde o meio exterior oferece algum tipo de barulho indesejado, deve-se escolher modelos de janela com esquadrias metálicas que possuam mais tecnologia de vedação, de preferência construídas em alumínio e que tenham uma ou duas camadas de vidro. Alguns modelos especiais ainda possuem os vidros divididos por uma camada de gás, o que traz a capacidade de isolar cada uma das lâminas de vidro termicamente e acusticamente, aperfeiçoando ainda mais a proteção.
Janela de Correr Acústica em Alumínio
Janelas de vidro basculantes
O uso da janela de vidro basculante pode ser melhor entendido quando o dividimos em dois principais grupos. São eles: janelas basculantes para área molhada ou de lazer e; janelas basculantes para áreas principais.
Janelas de Vidro Basculante para área molhada
Para área molhada ou de lazer, podemos entender principalmente como janelas de banheiro e de cozinha. Normalmente podem ter uma construção mais simples e com pouco cuidado quanto a sua vedação térmica e, principalmente, quanto a sua vedação acústica, já que ficam em locais onde normalmente não é tão necessário que haja silêncio constantemente. Sua construção é parecida com a das janelas de correr tipo blindex. Ou seja, basicamente a janela é a folha de vidro, um batente de metal e sua fechadura.
Janela Basculante de Aço
Janela de Vidro Basculante para área principal
Já a janela de vidro basculante para área principal é um modelo que deve ter mais atenção tanto para sua construção quanto para sua escolha. Esse modelo é utilizado principalmente em prédios que têm fachadas inteiras de vidro. Essa janela pode ser alocada em salas, salas comerciais, quartos e até mesmo em banheiros de suítes. Elas já trazem mais cuidado em relação ao isolamento térmico, isolamento acústico e até mesmo com a sua vedação para que não entre água do meio externo em dias de muita chuva. Além disso, elas podem ser construídas com camadas grossas de vidro, ou até mesmo duas camadas separadas por gás, como citado anteriormente. Desta forma, ainda pode ser combinado com batentes que podem utilizar a borracha para auxiliar em uma vedação ainda mais robusta.
Janela Basculante para área principal
As janelas de madeira são itens clássicos e muito utilizados em inúmeras épocas da arquitetura. Hoje, elas estão em inúmeros tipos de projeto, desde mais clássicos, com mais requinte, até ambientes mais rústicos, com um ar de casa de campo.
Para quem deseja colocar essa opção em seu projeto, é importante se atentar aos dois seguintes itens.
- A relação com o meio externo: Como falamos no artigo sobre portas de madeira, a relação que a madeira tem com o meio externo é um fator que deve ser olhado com muito cuidado. A madeira requer manutenções e tipos de envernização específicos conforme seu uso. Além de sofrer de acordo com a temperatura e umidade presente no ambiente, mas nada disso é um impeditivo para que ela seja usada. Ela é um item único, que tem uma capacidade estética ímpar e que traz requinte e exclusividade ao seu ambiente.
- O uso desejado: As janelas de madeira podem ser construídas de duas formas. São elas: como uma esquadria combinada a uma folha de vidro ou como uma persiana fixa, além de claro, a utilização em conjunto das duas formas.
Então, é importante ter em mente que o fator principal para a escolha deve ser o estético. A madeira ainda tem capacidade de confortar termicamente o ambiente da sua casa, mas não ganha em vedação se comparada a outras opções como o vidro e esquadrias de alumínio, que tem uma construção feira e projetada exatamente para a vedação.
Janelas de metal
As janelas de metal também são um coringa e servem para inúmeros tipos de ambiente. Em seus aspectos positivos estão a facilidade de manutenção, além de serem itens leves, de fácil abertura e fechamento.
Dentro das opções de janelas de metal, podemos encontrar uma vasta gama de modelos. São janelas combinadas com folhas de vidro de correr e partes de metal também de correr, ou folhas de vidro de correr e partes de metal fixas. Também encontramos opções com persiana integrada e até mesmo com opções que oferecem uma excelente vedação, tanto acústica, quanto térmica, quando combinada com vidro.
Agora que você já sabe as melhores opções de janelas do seu futuro projeto, acesse a Loja da Construção e conheça todos os nossos modelos. E não se esqueça, em nosso Blog você encontra todas as dicas para gastar pouco e não faltar nada. Tudo isso com as melhores opções do mercado.