Na hora que estamos construindo uma casa, ou que estamos em um processo de reforma, o jardim sempre acaba sendo um grande desafio, seja para torná-lo mais funcional ou para que ele esteja muito bem cuidado e ambientado com as outras partes do projeto.
Por isso, nós, da Loja da Construção preparamos um artigo que irá ajudar você a projetar e colocar em prática um jardim mais funcional e com uma decoração ainda mais interessante, podendo ele estar nas mais diversas partes da sua casa. Então, para começar, veja quais são as opções de jardim que você pode inserir dentro da sua casa.
Jardim Suspenso dentro de casa
Opções de jardim para o seu projeto
Como instalar Jardim vertical para banheiro
O Jardim vertical para banheiro une inúmeros benefícios para a saúde e qualidade do ar. Isso acontece porque as plantas trazem essa qualidade extra para o ambiente. Já que o banheiro é um ambiente extremamente úmido, você deve sempre escolher plantas e flores que se adaptem a esse tipo de ambiente, assim como a parte do cômodo mais adequada para que a planta tenha a iluminação necessária e se mantenha minimamente arejada.
Algumas opções de plantas que se dão muito bem em ambientes úmidos são:
-
Samambaia:
além de serem adequadas para esse tipo de ambiente, a samambaia se dá muito bem em partes mais altas da casa. Por isso, são perfeitas para decoração em banheiros que possuem o pé direito mais elevado.
-
Sansevieria ou Espada de São Jorge:
além de perfeitas para ambientes úmidos por possuírem folhas que realizam o acúmulo de água, ao contrário das samambaias, a Sansevieria é uma planta que é perfeita para acomodações mais próximas do piso ou até mesmo no próprio chão.
-
Lírio-da-paz:
o Lírio-da-paz acaba sendo uma opção perfeita para jardins em banheiros que possuem pouco espaço a ser trabalhado. Ele é uma planta que adora a umidade, mas que não se dá muito bem com a incidência direta de luz solar. Um diferencial é que ele tem a capacidade de retirar impurezas do ar, daí surgiu o seu nome.
Além das plantas que se adaptam bem em vasos no chão, para a instalação de um jardim no banheiro, a opção que mais acaba se adaptando é a de um jardim vertical. Para isso, o ideal é a instalação de painéis feitos especificamente para a acomodação dessas plantas, ou de painéis que são feitos para suportar as famosas “paredes vivas” que também são opções para quem quer inserir plantas no banheiro.
Dicas para inserir uma Horta para cozinha
A instalação de uma horta na cozinha acaba sendo muito parecida com os jardins para banheiro. Os tipos de planta também acabam sendo muito parecidos, mas podemos contar com duas principais diferenças, são elas: o sol e o local.
O sol deve ser uma preocupação porque a cozinha acaba sendo um local da casa que tem mais incidência dos raios solares, portanto, deve-se preferir plantas que se adaptem melhor a esse fator.
Já o local entra em pauta porque podemos fazer uma junção que pode ser muito interessante para o seu dia a dia, principalmente para o de quem costuma cozinhar. Então, pode-se unir o útil ao agradável colocando plantas comestíveis em sua cozinha, o que é excelente para decoração e para as suas receitas. Veja alguns exemplos que podem ser inseridos com muita facilidade:
- Manjericão;
- Cebolinha;
- Salsa;
- Alecrim;
- Orégano;
- Hortelã.
Horta dentro da Cozinha
Como Instalar um Jardim de Inverno na sua Sala de Estar
Ao contrário da cozinha, o Jardim de Inverno acaba sendo uma opção que valoriza mais a decoração e a estética do que a funcionalidade, apesar de também ter a capacidade de ser funcional.
Um fator a ser levado em consideração é o fato de que, mesmo que tenha a incidência de luz solar direta em alguns projetos, o jardim de inverno acaba não tendo muita iluminação natural, por isso, deve-se fazer a escolha de plantas que vivem bem e ficam saudáveis sem a luz solar.
Outro fator importante é o cuidado diário que você deseja ter. Se você é do tipo que adora cuidar de plantas no cotidiano, acabará tendo uma opção muito maior para inserir em seu novo jardim. Porém, se o tempo não tem sobrado no seu dia a dia, é preferível escolher plantas que não necessitam de muito cuidado diário. Isso dará mais liberdade e permitirá que o seu jardim seja muito mais saudável e ao mesmo tempo elegante.
Por que não fazer um Jardim Suspenso em uma área externa?
Além das opções que citamos anteriormente sobre jardins internos, o mais comum para eles é estar em áreas externas de uma residência. Afinal de contas é nas áreas externas que a maior parte das plantas fica naturalmente. Porém, com o passar dos anos, com os projetos estando cada vez mais compactos, está cada vez mais difícil que uma casa possua um grande área externa para a alocação de um jardim e o mesmo, obviamente, acontece para os apartamentos, por isso uma grande tendência que surgiu nos últimos anos e que tem toda a capacidade de estar cada vez mais presente nos projetos dos brasileiros, é o Jardim Suspenso em áreas abertas.
A criação desse Jardim Suspenso, não é necessário um conhecimento muito abrangente. Porém, é interessante que alguns conceitos estejam frescos na mente, principalmente para a escolha das plantas, e para o melhor local da casa.
A escolha das plantas
Para a escolha das plantas, podemos pensar nas opções que mais se adaptam a diferenças de temperatura, que normalmente se enquadram como folhagens. A jibóia e a samambaia se enquadram muito bem dentro dessas opções. Além delas, podemos contar também com as queridas opções da nossa cozinha. As ervas e temperos sempre são ótimas opções para quem deseja incrementar as suas receitas garantindo a saúde e a procedência dos condimentos.
Para a escolha do melhor local, prefira áreas onde a luz do sol tenha alguma incidência direta, não extremamente intensa, pois poderá ser prejudicial a algumas plantas, nem muito branda para não prejudicar a sua saúde nem seu crescimento.
Com o local e com as plantas já escolhidas, é possível partir para a instalação do jardim. Hoje, temos muitas opções de Jardins Suspensos, que funcionam basicamente como vasos suspensos por um painel. A instalação costuma ser simples e na maioria das vezes não é necessário nada mais que uma furadeira e algumas buchas para a instalação.
Assim que o seu jardim já estiver instalado, nada mais é preciso a não ser um cuidado diário de acordo com as plantas escolhidas. Sempre tomando cuidado para não haver excessos nem descuidos, principalmente quanto a quantidade de água que cada planta necessita para viver de forma saudável.
As melhores opções para um paisagismo em áreas externas
Antes de mais nada, podemos dizer que é em áreas externas onde podemos ter as mais diversas opções de plantas e paisagismo. A relação direta com o sol e com a chuva permite que possamos escolher diversas opções de plantas, árvores, opções frutíferas e até mesmo plantas que não precisam de muito sol ou água para sobreviver.
Ao mesmo tempo, são eles que precisam de mais cuidado diário, poda e de água em épocas pouco chuvosas, portanto, dão muito mais trabalho que as opções de dentro da casa e os jardins suspensos.
Para um bom paisagismo é interessante que haja a inserção de um gramado e de alguma árvore frutífera, boas opções são o limoeiro e o pé de romã. As palmeiras também são uma excelente opção para quem deseja um jardim mais aconchegante e bem ambientado.
Jardim com paisagismo em uma área externa
Gostou do artigo do Blog da Loja da Construção? Fique sempre ligado em nosso blog e não perca nenhuma dica que fará diferença em seu projeto!