Se você está atrás de algumas dicas para manter a sua cozinha limpa com mais facilidade, é possível que já tenha se deparado com uma cozinha suja e tenha tido que fazer a limpeza do cômodo detalhe por detalhe. Ou então, apenas está atrás de algumas dicas para facilitar o dia a dia da sua casa, sabendo dividir melhor as tarefas entre os moradores e mantendo sua cozinha limpa e cheirosa. Por isso, nós do Blog da Loja da Construção preparamos um artigo completo onde você terá dicas para limpar uma cozinha que está muito suja, ou para manter o seu dia a dia mais fácil, confira:
Limpando uma cozinha muito suja
Se você frente a frente com a tarefa de limpar uma cozinha que não é limpa há algum tempo, ou que acabou de sair de uma festa ou algo do tipo, siga essas dicas:
É importante que você inicie a limpeza removendo tudo da sua cozinha, todos os itens soltos, todos os seus utensílios, movendo seus eletrodomésticos e tudo que está onde você deverá limpar, isso irá facilitar o acesso e a limpeza.
Se for possível, lave a louça após o uso, isso irá evitar que o excesso de comida fique incrustado nos copos, pratos e talheres. Se não for possível lavar imediatamente, a água quente junto ao detergente e uma esponja ou escova para remover a sujeira poderão facilitar o seu trabalho, retirando os resíduos de alimentos. Enxágue bem e seque completamente antes de guardar.
Para limpar as bancadas e a pia é importante utilizar desinfetante adequado para alimentos. Primeiramente, passe um pano úmido com este desinfetante em todas as partes da bancada, desde a pedra, até o fogão, seguindo as instruções do fabricante para a diluição e tempo de ação adequados.
Faça uma limpeza detalhada do fogão para remover respingos que são muito comuns no dia a dia e após a sua utilização, assim como restos de comida. Para limpar as grelhas, será necessário que você as retire e faça a limpeza com o auxílio de água quente com detergente para facilitar a remoção de gordura e sujeira. Esfregue o fogão com uma esponja ou escova apropriada, sempre com o lado macio da esponja para não danificar qualquer parte do eletrodoméstico. Para finalizar, tire o produto com água e seque o fogão.
Outra parte muito trabalhosa das cozinhas, são as janelas, assim como as persianas ou cortinas e as superfícies das portas. Para a limpeza dessas partes, é muito bom que você utilize um produto de limpeza adequado para cada material junto a materiais que te ajudam a chegar nas partes de mais difícil acesso dessas partes. Tal material pode ser um produto específico para limpeza, ou mesmo uma escova de dente que não é mais utilizada.
Para o piso da cozinha, é importante que comece retirando o excesso de sujeira a seco, utilizando uma vassoura e um aspirador de pó, assim você conseguirá tirar tudo que está em partes de difícil acesso. Após o primeiro passo, parta para a limpeza molhada e lave o piso com água e detergente ou sabão neutro, enxaguando bem para remover todo o sabão. Em alguns casos, será necessário limpar com a ajuda de produtos específicos, como desengordurantes, então, procure o produto mais adequado para a situação da sua cozinha. Hoje, também existem materiais que facilitam a limpeza como os rodinhos mágicos, conhecidos também como mops. Mas antes, fique atento ao material do seu piso, e como ele lida com a água.
Como manter a cozinha limpa muito mais fácil
Agora que você já tem as dicas para efetuar uma limpeza detalhada e de forma geral do seu cômodo, podemos partir para a ideia de mantê-lo limpo. Então, para manter a sua cozinha limpa de maneira muito mais fácil e ter menos trabalho na próxima limpeza detalhada, siga essas dicas:
A limpeza é um trabalho diário
É importante que você reserve alguns minutos todos os dias para realizar uma limpeza básica na cozinha. Isso inclui lavar a louça suja, limpar as superfícies de trabalho e o fogão e fazer uma revisão de forma geral para remover qualquer sujeira ou bagunça que possa piorar a situação da limpeza se não for feita no momento.
Mantenha o hábito de limpar algumas partes logo após o preparo das refeições
Após cada refeição ou cada preparo de alimento, faça uma limpeza simples das superfícies do fogão e da pia, assim como qualquer outra parte que foi suja durante o trabalho. Isso evitará acúmulo de gordura, que é algo que pode dificultar uma limpeza mais detalhada no futuro.
Coloque o seu lixo em uma lata de lixo adequada
Fazer a utilização de uma lata de lixo com tampa e sacos de lixo resistentes é ideal para evitar vazamentos, odores desagradáveis, o que pode acabar com o bem estar de quem frequenta a cozinha. Não se esqueça de esvaziar a lata de lixo regularmente para evitar o acúmulo excessivo de resíduos.
Com essas dicas fica muito mais fácil manter uma cozinha muito mais limpa e por muito mais tempo, com muito menos trabalho durante o seu dia a dia.
Como eliminar o mau cheiro e os odores indesejados
Outro problema comum dentre de uma cozinha é o mau cheiro, ele pode acabar com o bem estar do ambiente e ainda causar problemas até para a sua saúde. Então, siga as seguintes dicas para acabar com um problema que pode ser muito sério no seu dia a dia.
A geladeira
Verifique se há alimentos vencidos ou em decomposição na geladeira e descarte-os imediatamente. Limpe o interior da geladeira com uma solução de água morna e vinagre para eliminar odores indesejados. Lembre-se de verificar os alimentos com frequência, alimentos estragados podem acabar estragando alimentos que ainda estão bons para consumo.
A sua lata de lixo
Lavar a sua lata de lixo regularmente permite que você evite o acúmulo de resíduos e odores desagradáveis. Use sacos de lixo resistentes e com fechamento hermético para evitar vazamentos.
O mau cheiro que não sai
Para tirar maus cheiros que não saem do seu cômodo, você pode colocar uma tigela com suco de limão na cozinha durante a noite, isso irá absorver os odores indesejados, o carvão ativado também pode ser utilizado para absorver odores desagradáveis. Além disso, existem produtos desodorantes específicos para eliminar odores de alimentos.
A tubulação
Também é muito comum que os odores desagradáveis possam estar vindo dos ralos e das tubulações. Para tirar o mau cheiro dessas partes, é importante que você use um desentupidor ou um produto específico para limpar as tubulações, mas é importante que isso seja feito de forma frequente. Assim você irá evitar o acúmulo de resíduos que podem causar mau cheiro.
A coifa
Se sua cozinha tiver uma coifa, lembre-se de limpar regularmente a coifa e o filtro de gordura. Essas áreas podem acumular gordura e resíduos que podem causar odores indesejados.
Mas para todas essas dicas, tenha em mente que a prevenção é sempre o melhor remédio.
Se gostou das dicas do Blog da Loja da Construção, fique sempre ligado em todos os nossos conteúdos e em nossas redes sociais. Assim você não perderá nenhuma dica que levará tudo dentro da sua casa para o próximo nível!