As portas de madeira são conhecidas por sua durabilidade e beleza! Com o poder de deixar qualquer ambiente mais bonito e imponente, é a escolha da maioria na hora da construção ou reforma da sua casa.
A madeira permite um equilíbrio entre estruturas em concreto, tijolos ou vidro, no entanto, seu desenho tem que estar de acordo com o projeto da residência. O material pode estar em alguns detalhes como também ser o grande destaque da sua entrada.
Pense nas maçanetas, design, tipo de madeira, tons e aberturas possíveis, lembre-se também, que existem três modelos básicos de aberturas: abertura simples, porta de correr e porta pivotante.
A escolha do local onde você escolhera colocar suas portas de madeira, diz muito sobre o tipo de porta de madeira que você vai escolher.
Portas de madeira para área externa
As portas de madeira destinadas às áreas externas são divididas em dois grandes grupos:
- As maciças;
- E as sólidas.
Apesar de parecerem representar a mesma coisa, as diferenças entre elas existem e devem ser consideradas durante a escolha.
As portas de madeira maciça são mais resistentes e oferecem mais segurança. Por isso, são muito utilizadas como portas de entrada das casas. Também resistem melhor à ação da chuva e do sol – no entanto, recomenda-se providenciar um mínimo de proteção contra a ação direta desses elementos no local de instalação, seja por meio de toldos, vernizes especiais ou outros artifícios.
Já as portas de madeira sólida têm boa resistência, mas não é recomendado colocá-las em áreas que recebem influência do tempo diretamente e por tempo prolongado. Portanto, são ideais para entrada de apartamentos, por exemplo, ou as chamadas “entradas secundárias”.
Um dos problemas mais comuns nas portas residenciais são os desgastes e empenamentos na base e no batente. Isso ocorre principalmente em áreas molhadas, como banheiros, cozinhas e lavanderias.
Normalmente, o problema é provocado pela umidade, que apodrece a madeira e faz com que ela envelheça mais rapidamente. Algumas medidas para evitar esse desgaste e ter suas portas sempre bonitas são:
- Em áreas molhadas e com o piso rebaixado, instale as portas sempre niveladas pelo lado mais alto, em cima da soleira. Esse “degrauzinho” vai evitar o contato direto da porta com a água.
- Escolha portas de qualidade. Modelos encabeçados (conhecidos como portas “ocas”) tendem a desgastar mais rapidamente que produtos de madeira maciça.
- Invista em uma boa impermeabilização. Há vários produtos no mercado para impermeabilizar portas. Vale apostar na pintura laqueada, resina ou verniz marítimo, de acordo com o acabamento desejado.
- Consulte o fabricante sobre como sua porta será entregue (se ela já é protegida e impermeabilizada, quais são os revestimentos utilizados, etc).
- Cuidado com a água. Na hora de limpar o ambiente, não deixe que a água entre em contato diretamente com a porta, pois isso reduz muito a vida útil dela. Como dito anteriormente, prefira fazer a limpeza com um pano úmido.
Portas de madeiras para áreas internas
As portas para áreas internas são aquelas usadas nos quartos, escritórios, lavabos, banheiro, closet, dividindo as áreas sociais e privadas de casas e apartamentos. Cada porta de madeira tem um uso mais adequado para um tipo de cômodo e o uso apropriado pode tanto ajudar a economizar espaço, quanto proporcionar um acabamento esteticamente mais agradável para a área.
Entre os modelos de portas internas existem:
- Porta de madeira balcão: duas folhas, com abertura de giro (ideais para varandas ou como transição para áreas gourmet);
- Porta de madeira camarão: duas ou mais folhas, com abertura articulada e vários acabamentos;
- Porta de madeira comum: folha única, com abertura de giro e dobradura lateral;
- Porta de madeira de correr: uma ou mais folhas, com abertura de deslize lateral (a qual ajuda a economizar espaço);
- Porta de madeira mexicana: modelo com vidros nas laterais (dando acabamento moderno). Usada com frequência como porta de entrada;
- Porta de madeira pivotante: folha única, com fixação pela parte superior e encontrada em diversos recortes diferentes (um dos modelos mais atuais e queridinho dos arquitetos);
Detalhes para as portas de madeira
Os detalhes encontrados nas portas de madeira são determinantes para escolher onde cada modelo fica mais adequado. Existem detalhes como altos e baixos relevos, almofadas, entalhes, frisos e ripas que, juntos da cor da porta e da parede do entorno, criam um conjunto decorativo especial.
Na hora de escolher o modelo, os detalhes e a cor das portas de madeira, leve em consideração a proposta de design para o ambiente. Por exemplo, em uma casa com estilo retrô, as portas internas podem ter detalhes em cores vibrantes; em um quarto infantil clássico, a porta pode ser uma espécie de continuação do papel de parede; já em uma sala provençal, as curvas e relevos ajudam a dar destaque à elegância da porta de entrada.
Tipo de material
Produtos que encontra no site (galeria de prod)
Escolheu portas de madeira para sua casa e precisa de dicas para manter ela bonita e intacta com o tempo?
Siga essas dicas, tenho certeza de que você vai garantir a durabilidade das suas portas.
Manutenção das portas de madeira
Pode lavar porta de madeira?
O ideal é passar um pano ligeiramente úmido, semanalmente. Nada de encharcar as portas, já que a pode ser prejudicada pela água em abundância e de forma constante. Isso já deve ser suficiente para manter tudo em ordem e evitar acúmulo de poeira, que pode causar alergias.
Como hidratar porta de madeira?
Agora chegou o momento de aprender como limpar porta de madeira de forma simples. Bastam apenas poucos passos para remover toda a sujeira e poeira acumuladas com o passar dos dias.
- Comece passando um pano seco em toda a porta.
- Em seguida, faça uma mistura de água com sabão ou detergente neutro.
- Umedeça uma esponja macia na mistura e esfregue a porta suavemente.
- Abra a porta para facilitar a limpeza de todas as frestas e molduras.
- Passe um pano limpo e seco para finalizar a limpeza.
Cuidados básicos com as portas de madeira internas:
As portas de madeira internas são pouco expostas ao tempo, mas pode ser que elas tenham contato com ambiente úmido, utilizar verniz fosco ou brilhante nas portas internas é sempre uma boa pedido para não só dar acabamento, mas proteger o material, auxiliando na durabilidade do produto.
O que passar nas portas de madeira para conservar?
Para evitar rachaduras e o ressecamento da madeira, é fundamental que as portas e janelas sejam impermeabilizadas.
Para sua porta estar sempre em condições apresentáveis, recomenda-se uma manutenção em média a cada três anos, pois riscos e o desgaste pelo tempo são comuns, utiliza-se portanto o verniz e alguns casos a tinta de revestimento. Verifique fechaduras e dobradiças e um pano levemente umedecido pode ajudar na limpeza diária.
Qual o melhor verniz para porta de madeira?
Existem vários tipos de verniz no mercado e com certeza bate aquela dúvida na hora de escolher o melhor para o seu projeto. Isso porque apesar de estarem na mesma categoria de produto, alguns possuem funções diferenciadas, como por exemplo, proteger a integridade e a beleza da madeira, alterar a coloração original do móvel ou mesmo impermeabilizá-lo. Verniz marítimo, verniz tingidor, verniz copal, verniz premium, verniz acrílico e verniz spray são os principais tipos de verniz usados para dar acabamento à madeira.
Diferença entre verniz e stain
O verniz é um acabamento que forma uma película na camada superficial da madeira. Já o stain é um impregnante que penetra na madeira e deixa um aspecto de toque mais natural.
Apesar de serem dois produtos indicados para proteção e tratamento de madeira, eles possuem aplicações e funcionam de formas diferentes e não podem ser usados ao mesmo tempo em uma mesma peça.
Outra categoria de produto que pode ser confundida com o verniz é a de seladores. Na verdade, eles servem como fundo preparador para o verniz, selando os poros das madeiras.
O selador deve ser aplicado antes do verniz, respeitando a recomendação do fabricante.
Cuidados básicos com as portas de madeira externas:
Portas de madeira externas exigem manutenções, caso sejam pintadas, tanto o verniz quanto a tinta, podem desgastar-se. Caso não haja o devido cuidado, os cupins e a umidade podem atacar e estragar a madeira, portanto, em portas de fachadas deve-se evitar tipos de madeiras porosas e muito maleáveis, recomenda-se o uso de uma pequena cobertura que evita o contato direto com a água e de impermeabilizantes.
Portas para entrada exigem um material mais resistente e pouco poroso, você pode optar por madeiras maciças ou madeiras sólidas, estas últimas são feitas de ripas colocadas uma ao lado da outra sem espaços vazios e revestimento externo.
Cuidados com as portas pintadas e envernizadas
Como limpar portas e janelas de madeira envernizada?
Agora que você já sabe como limpar porta de madeira – lembrando que tudo o que dissemos vale também para janelas do material -, veja nossas instruções de como limpar madeira envernizada.
- Limpe a porta com água e sabão ou detergente neutro.
- Seque as portas e janelas com um pano limpo.
- Espere até que fiquem totalmente secas.
- Coloque as luvas de limpeza.
- Com um pano macio ou flanela, aplique o lustra-móveis.
Viu só como limpar porta de madeira é simples e rápido? Em poucos minutos, suas portas e janelas ficarão com aparência de novas e livres de poeira. Além disso, ao aplicar a cera líquida ou o lustra-móveis, os acessórios vão exalar um cheirinho muito agradável pela casa.
Gostou das dicas, precisando trocar suas portas de madeira? Selecionamos as mais pedidas em nosso site: