Para você que está precisando comprar um móvel ou pensando em fazer um orçamento para os seus móveis planejados, preparamos um artigo completo que explicará todos os detalhes de cada tipo de madeira disponível no mercado. Além disso, abordaremos as vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de madeira. Assim como a melhor aplicação para cada tipo de móvel da sua casa ou do seu futuro projeto.

Antes de mais nada, a madeira é matéria prima mais escolhida quando o assunto é móvel para a casa. Elas têm uma capacidade ímpar de ambientação e de qualidade, assim como em partes de casa como as portas e as janelas (já falamos aqui no Blog sobre esses temas). Mas é interessante entender que dentro de cada dos tipos, poderá haver variações que influenciam na qualidade, durabilidade e consequentemente no custo de cada uma das peças. Sabendo disso, podemos caminhar para cada um dos tipos.

Os Tipos de Madeira

Adentrando o tema dos tipos de madeira, podemos subdividi-los em 4 principais tipos, são eles: a Madeira Maciça, o MDF, o MDP e o Compensado.

A Madeira Maciça

A Madeira Maciça nada mais é do que o corte da madeira de uma árvore e o seu uso de forma direta. Ela, com certeza, é o tipo de madeira mais valorizado dentre todos os outros tipos presentes no mercado e, ao mesmo tempo, é o tipo que mais tem subdivisões. Isso quer dizer que existem madeira maciças de inúmeros tipos, de inúmeras qualidades, de inúmeros valores e para inúmeros tipos de uso.

Os Tipos de Madeira Maciça

Os principais tipos de madeira maciça disponíveis no mercado são: o Pinus que ganha em relação ao meio ambiente, já que é uma madeira de reflorestamento. O Cedro que é considerada uma das madeira mais belas e que tem uma versatilidade ímpar, principalmente por se relacionar bem com pregos e parafusos. O Pinho que ganha muito em relação a leveza e durabilidade, funcionando muito bem com peças que ser sustentadas pela parede. O Mogno que é um tipo de madeira que une as mesmas qualidades do pinho, mas traz uma tonalidade mais escura e muito bonita, perfeita para móveis como criados, mesas e cadeiras. O Carvalho que traz uma coloração mais clássica e ainda mantém a qualidade de lidar bem com mudanças de temperatura. E o Cumaru que lida muito bem com móveis mais rústicos e tem ótima durabilidade e resistência a parasitas.

Vantagens de Madeira Maciça

A madeira Maciça é a melhor opção para quem quer realizar algum tipo de ambientação em seu projeto. Com certeza é a opção que tem a melhor capacidade de tornar um ambiente mais bonito e luxuoso. 

 

Seguindo esse entendimento, podemos avaliar que para quem precisa fazer a escolha do tipo de madeira para móveis como mesas, cadeiras e para portas externas, a melhor opção é a Nogueira, principalmente por sua resistência e a sua fácil adequação a mudanças climáticas, outras opções que tem as mesmas características da Nogueira são o Mogno e a madeira de Cerejeira. Já para as portas da parte interna da casa, o Pinho se adequa muito bem, principalmente se você tem o interesse de fazer a combinação entre as portas e as janelas.

O MDF

O MDF é um dos tipos de madeira mais utilizados ultimamente, principalmente por ser um material extremamente versátil. Sua confecção é feita através da prensa de várias camadas de fibra de madeira com o auxílio de uma resina. Isso traz durabilidade e resistência para o material.

Ele tem uma construção perfeita para móveis planejados ou que terão algum tipo de personalização, adere muito bem a pinturas e a acabamentos do tipo fórmica. Isso faz com que a construção de móveis como Racks, Estantes, Home Theaters, Mesas Planejadas, Cristaleiras, Armários e Prateleiras tenha um ótimo custo x benefício.

 

O MDP

O MDP é um material muito utilizado para quem precisa trazer leveza e robustez ao mesmo tempo para o móvel. Sua construção é feita por duas camadas mais grossas de madeira fixadas em uma estrutura que não é completamente sólida. Esse sistema é que permite que o MDP seja mais leve que praticamente qualquer outro tipo de madeira.

Ele também funciona muito bem para partes estruturais de portas e mesas e, assim como o MDF ele funciona muito bem para Racks e Painéis para TV. O MDP também é muito funcional para móveis que podem ter movimentação e para armários de banheiro e cozinha, principalmente por ser perfeito para ter a aplicação de fórmicas.

O grande diferencial do MDP em relação ao MDF é a relação custo x benefício, já que ambos podem funcionar de maneira muito parecida.

 

O Compensado

O Compensado pode ser dividido em Compensado Sarrafeado e Compensado Laminado. Ambos possuem o mesmo princípio para sua construção que é a união de várias lâminas de madeira em uma peça.

O Compensado Sarrafeado é ideal para objetos que serão expostos a diferentes temperaturas ou ao meio externo. Isso acontece por serem construídos com mais de um sarrafo unido lado a lado, então não envergam facilmente.

Já o Laminado é perfeito para móveis internos da casa. O compensado tem uma construção que permite perfeitamente a utilização de pregos e parafusos. Então, acabam também sendo utilizados para peças de decoração e de sustentação.

De maneira geral, o compensado pode funcionar muito bem para móveis com uma construção mais simples e que tem a necessidade de carregar menos peso. Bons exemplos para sua utilização são: nichos e prateleiras de organização, prateleiras e armários para áreas de serviço. 

O compensado também tem a capacidade de substituir o MDP e o MDF. Porém, sua utilização não deverá ser feita em áreas externas ou que tem variação de tempo e temperatura.

 

Gostou?

Agora que você já sabe tudo sobre os melhores tipos de madeira para cada tipo de móvel da sua casa, fique ligado no Blog da Loja da Construção. Não perca nenhuma dica que levará a sua reforma ou construção para o próximo nível.