O quarto é o ambiente chave de qualquer casa. É nele que dormimos, relaxamos e recarregamos as energias para o dia seguinte. Em uma obra, este é o cômodo que costuma receber mais atenção, e não é para menos: as escolhas que fazemos na hora da construção podem impactar em nossa qualidade de vida.

Acredite se quiser: uma única decisão equivocada nas cores, nos móveis e na iluminação do quarto podem influenciar no sono, no humor e no dia a dia de qualquer pessoa. Isso acontece porque o ser humano é, por natureza, altamente sensorial, e cada estímulo externo provoca determinada reação do nosso organismo.

As cores, por exemplo, quando bem escolhidas, possuem um impacto terapêutico em nós. É por isso que ambientes de descanso com cores vibrantes refletem em agitação e dificuldade de dormir, e cores brandas em ambientes de estudo ou trabalho acabam estimulando o relaxamento em um contexto não muito apropriado. Afinal, dormir em um quarto completamente amarelo não parece uma ideia muito confortável, não é mesmo?

O mesmo serve para a iluminação. O projeto luminotécnico influencia diretamente na finalidade de cada cômodo, e pode auxiliar (ou atrapalhar) o cotidiano dos moradores da casa. E isso já começa com a tonalidade da lâmpada que você escolhe.

Qual a temperatura ideal de lâmpada para o quarto?

Temperatura ideal de lâmpada para o quarto

Para começar a falar da cor ideal para o quarto, precisamos falar da diferença entre as lâmpadas convencionais e as lâmpadas LED. Afinal, uma tem muito mais vantagens que a outra, além de oferecer conforto térmico, um dos fatores que compõem um quarto aconchegante.

  • O LED é mais potente - você sabia que, com apenas uma lâmpada de 10 W, é possível iluminar um ambiente inteiro?Para obter o mesmo sucesso com os modelos convencionais, seria necessário utilizar uma lâmpada fluorescente de 15 W ou uma incandescente de 60 W. Quer mais? a lâmpada LED não deixa a “vista cansada”, como as demais. Incrível, não é?
  • O LED é mais durável - já pensou ter uma lâmpada que dura até 10 anos? Com o LED você pode. Com uma vida útil de 30.000 horas, você vai passar um bom tempo sem trocar as lâmpadas de casa.
  • O LED é mais resistente - as lâmpadas de LED possuem driver interno, o que evita que elas queimem com facilidade.
  • O LED é supersustentável - a lâmpada de LED não possui mercúrio no seu interior, ou seja, além de não fazer mal à saúde dos seres humanos, também não prejudica o meio ambiente. Quer mais? Todos os seus componentes são recicláveis, diferente dos outros tipos de lâmpada.
  • O LED oferece conforto térmico - a lâmpada de LED não emite radiação ultravioleta e não esquenta o ambiente, deixano o ambiente mais fresco e confortável durante todo o ano.

Agora que você já sabe que a lâmpada LED é a melhor opção para você, podemos ir ao próximo passo: entender o efeito das cores das lâmpadas em cada ambiente. As lâmpadas brancas, por exemplo, estimulam a atenção e impedem a produção de melatonina, o hormônio do sono. Ou seja: são excelentes para ambientes como escritórios e cozinha. Já ambientes como o quarto exigem lâmpadas de temperatura branco quente, com aproximadamente 3.500 Kelvin.

Mas e agora, qual tipo de iluminação combina com o quarto?

Existem três tipos de iluminação: a direta, a indireta e a difusa. A primeira é ideal para ambientes como cozinha, banheiro e escritório, já que jogam a luz direto ao objeto de foco. Porém, para o quarto, vale investir em uma iluminação indireta ou difusa.

  • Iluminação indireta - este tipo de iluminação direciona o fluxo luminoso para cima, fazendo com que a luz seja refletida no teto e se espalhe pelo ambiente. A iluminação indireta deixa o ambiente mais aconchegante e intimista, dois atributos importantes em um quarto.
  • Iluminação difusa - a iluminação difusa distribui a luminosidade uniformemente no ambiente, sem que haja contraste. Por isso, é uma ótima opção para o quarto. Para obter uma iluminação difusa, são utilizadas luminárias com vidros leitosos, bastante comuns em plafons e pendentes.

A luminária perfeita para o quarto

Luminária para quarto

  • Spot - apesar de oferecer uma iluminação direta, o spot pode ser utilizado para iluminar os trechos de passagem no quarto, ou para dar destaque a uma paredes com quadros ou outros objetos de decoração. São a aposta mais moderna do momento, dando ao ambiente um ar mais industrial.
  • Plafon - os plafons são uma aposta inteligente e sofisticada, além de poderem proporcionar uma iluminação tanto difusa quanto indireta. Podem ser do estilo de embutir ou de sobrepor, sendo o primeiro perfeito para instalar em tetos de fundo falso, como gesso.
  • Pendente - pendente nunca sai de moda e combina com quase todos os cômodos, principalmente com o quarto. Você pode escolher modelos mais simples e clássicos ou mais despojados, o importante é deixar o cômodo bonito e confortável.
  • Abajur - para os amantes da leitura, não dá para abrir mão de abajures nas laterais da cama. O ideal é que sejam de um modelo com material fosco ou escuro para uma iluminação suavizada.

Bônus: para o quarto das crianças, magia

Já para o quarto das crianças, é possível criar um ambiente aconchegante e ao mesmo tempo lúdico com luminárias divertidas, com formatos diferentes, como luminárias em formato de borboleta, por exemplo.

Gostou das dicas? Agora você pode transformar seu quarto com um projeto luminotécnico personalizado e perfeito para você. A Loja da Construção tem as melhores opções para iluminar seu lar, confira aqui.